Bovino de leite
Dalvan Carpes
Dirceu Arijú
Alexssandro Vasconcellos
Frederico Rodrigues
Este animal tem como origem uma pequena ilha, a chamada Ilha de Jersey, na Grã-Bretanha, especificamente no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
Dados da Associação dos Criadores de Gado Jersey de Minas Gerais revelam que esta raça é a criada puramente há mais tempo que qualquer outra raça bovina. Por decreto lei, em 1763, ficou proibida a entrada, na Ilha de Jersey, de qualquer animal vivo que pudesse transmitir doença aos seus bovinos.
Até hoje, os animais que vão competir em exposições fora da Ilha, devem ser vendidos, visto que sua entrada na Ilha não é mais permitida
O fato dos animais saírem e não retornar implica na pureza da raça.
Outra curiosidade referente à história desta raça é que durante a ocupação nazista entre o período de junho de 1940 a maio de 1945, os criadores da Ilha se viram obrigados a utilizar de critérios severos de seleção, pois as tropas de ocupação importavam carne bovina de outros países ocupados, como a Alemanha e a França, porém nos últimos 6 meses de ocupação eram abatidas 40 cabeças por semana, aproximadamente, um problema sério para uma região, que devido a seu pequeno território, poucas vezes comportou mais de 10 mil cabeças.
Principais raças criadas no Brasil
Caracteristicas:
Holandesa
A raça holandesa é universalmente conhecida como a de maior potencial para produção de leite. Apresenta pelagem branca e preta ou branca e vermelha. Seu úbere possui grande capacidade e boa conformação. As novilhas podem ter sua primeira cria por volta dos dois anos de idade. Os bezerros nascem com 38 kg em média.
Jersey
Apresentam uma estatura baixa, de 115 a 120 cm nas vacas. O úbere é quadrado, bem irrigado, volumoso, com tetas pequenas e espaçadas. Seu leite é o mais apreciado para a produção de manteiga. Produz em média 3.300 kg de leite com 5,0% de gordura. É a mais precoce das vacas leiteiras. Em geral a primeira cobertura é feita dos 15 aos 18 meses de idade. Sua longevidade é também bastante grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário