Agropecuária foi a primeira atividade econômica do homem, depois veio tantas outras, mas ela se manteve sendo uma das mais importantes atividades humanas. Parabéns ao seu profissionais!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Bovino de leite





Bovino de Leite.
Michael Schenkel
Diogo Strack
Douglas Morteu
Yuri Sari.

A bovino cultura de leite é uma arte muito antiga usadas pelas pessoas para poder suprir sua alimentação diária, ao longo dos anos a bovinocultura começou a se desenvolver em varias partes do mundo.
No continente americano não havia nenhum tipo de raça bovina, os bovino produtores de leite foram introduzidos como fonte de alimentação para as pessoas que vieram colonizar a América.
“Segundo uma pesquisa da EMBRAPA, o Brasil é o sexto pais no ranque de produção de leite crescendo a uma taxa de 4% ao ano, taxa esta superior aos países que estão na dianteira da produção mundial de leite.”
Hoje em dia existem vários tipos de raças bovinas produtoras de leite, as mais utilizadas na bovinocultura são os bovinos das raças.

Holandesa.

Originária dos Países Baixos a raça holandesa é o resultado de uma série de cruzamentos entre bovinos de diversas regiões da Europa.”(2)
Esta raça é muito conhecida por ter o maior potencial produtivo de leite do mundo, além de poder ter sua primeira cria com dois anos de idade assim aumentando o seu tempo de utilidade para os pecuaristas.

O rebanho mundial de gado Holandês é de 226,7 milhões(Estatística-FAO/91). É a única raça presente na maior parte dos países que utilizam a chamada “pecuária progressista”.






PANORAMA DE GADO HOLANDÊS NO MUNDO: (1)

Fonte: Holstein Friesian - A Global Breed ( Paul O Grothe)
PERCENTUAL DE RAÇAS LEITEIRAS ESPECIALIZADAS "NO UNIVERSO"
DE REBANHOS BOVINOS E BUBALINOS

Acima de 50% todas raças leiteiras
Aproximadamente 15 – 50% de todas raças leiteiras
Abaixo de 15% de todas raças leiteiras
Aumentado e expandindo raças leiteiras

Jersey.

Esta raça de bovino leiteiro é recentemente conhecida pelos produtores de leite tendo este tipo de animal um porte muito baixo mas, bastante produtor de leite e é muito precoce na sua primeira cria entre 15 e 18 meses assim podendo produzir por um período muito longo durante a sua vida.

Origem:

Segundo o site “ASSIS BRASIL”, no mundo o gado Jersey tem sido criado puramente há mais tempo do que qualquer outra raça bovina. A raça Jersey é originária de uma pequena ilha de apenas 11.655 hectares, no Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, na região da Normandia, denominada "Ilha de Jersey" e pertencente à Grã-Bretanha.

A raça Jersey se formou por cruzamento do pequeno gado negro da Bretanha com os grandes bovinos vermelhos da Normandie que está localizada no nordeste da França. Mediante rigorosa seleção, fixou-se um tipo com as atuais características, tornando-a a raça que mais manteve seu estado de pureza.


Conclusão

O grupo concluiu que a bovinocultura de leite tem grande importância económica no nosso país, nesse trabalho foi descrito as duas principais raças leiteiras. Holandesa animais com pelagem vermelhas ou pardas, com alta produtividade e rendimento durante todo o período produtivo. Jersey animais com fácil adaptação em solos médios com vegetação natural, animais de menor porte selecionado para produção de leite com alto teor de gordura.


Referências bibliograficas.
EMBRAPA.Sistema de Criação de Bovinos de Leite para a Região Sudoeste do Rio Grande do Sul. Disponivel em. <http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Leite/BovinoLeiteRegiaoSudoesteRioGrandeSul/importancia.htm> Acesso em 13 de março de 2012 às 14 hs e 10 mim.
http://dicasdefrances.blogspot.com.br/2011/11/regiao-normandie.html


















Nenhum comentário:

Postar um comentário