Silvicultura
Vinicius Matos Venes
Anderson
Jader
Gabriel B.
Silvicultura é a técnica de cultivar árvores exóticas e silvestres com diversas finalidades, por exemplo para combater á erosão de um terreno, ou para o plantio de mudas para reflorestamento, é a parte da ciência que estuda e planta árvores nativas e exóticas, é importante para o meio ambiente uma vez que as árvores ajudam a fixar oxigênio na atmosfera.
Um florestamento ou reflorestamento, além dos benefícios econômico -financeiros(madeira, óleos, celulose, látex, resinas, lenha), produz outros considerados de ordem geral, porém não menos importantes. (DANIEL,2007)
Figura 1: plantação de elcaliptus
Imagem disponivel em http://painelflorestal.com.br/noticias/silvicultura/12226/camara-da-industria-de-base-florestal-volta-a-atuar: Acesso 27 de março de 2012.
A primeira fase de um projeto de silvicultura é o planejamento e implantação adequada nas várias mudas, as quais compreendem: estudo do clima que é o zooneamento agrícola específico para as espécies de árvores que melhor se adaptam na região, determinação da espécie que é a espécie mais produtiva e mais rentável e definição do material genético trata da biotecnologia, produção das mudas no viveiro para propagação da esécie, adubo orgânico, controle de formigas e outros invasores, tratos culturais (poda, adubação,irrigação), tratos silviculturais e colheita planejada, (controle técnico).
‘’A Silvicultura se ocupa das atividades ligadas ao cultivo das árvores. Ela tem sido tradicionalmente aplicada como um dos mais importantes instrumentos para a obtenção de matéria-prima destinada ao atendimento de diversas demandas, que vão do pequeno agricultor à grande indústria de base florestal. Tem se tornado também importante instrumento a contemplar as práticas de reflorestamento destinados ao atendimento de diversas demandas ecológicas e ambientais.’’( IPEF )
Floresta é uma associação predominante de árvores, acrescida de sub-bosque, ocupando considerável extensão de terra, capaz de desenvolver um clima local próprio, existem poucas florestas nativas, aqui no Rio Grande do sul, há predomínio de mato(vegetação nativa) em meio as pradarias do bioma Pampa.
Referências bibliográficas
DANIEL, Omar. Silvicultura. DOURADOS, MS BRASIL - 2009 disponivel em:http://pt.scribd.com/doc/17542296/Apostila-de-Silvicologia-Cultivo-de-Arvores acesso em 13 de março de 2012 ás 14:33
Imagem disponivel em http://painelflorestal.com.br/noticias/silvicultura/12226/camara-da-industria-de-base-florestal-volta-a-atuar: Acesso 27 de março de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário